Teclado do notebook não funciona? Veja como trocar o teclado do seu notebook.

O notebook é um computador portátil de fácil acesso, com a praticidade de ser usado em qualquer lugar. Os teclados dos notebooks seguem o mesmo princípio de funcionamento dos de desktop: uma folha flexível com trilhas e membranas que registram as teclas. Da mesma forma, as teclas são presas por um par de presilhas e são apenas encaixadas. Porém, caso você precise limpar ou substituir o teclado, você não terá tanta facilidade quanto em um desktop, no qual só é preciso desplugar o conector.

Há vários problemas que podem danificam um teclado de notebook. Um deles é limpar da forma errada e acabar deixando cair produtos de limpeza. É comum também comer ou beber algo junto ao aparelho, expondo o aparelho a riscos que podem causar danos ao teclado. Caso você seja rápido na recuperação, poderá evitar que estes resíduos corroam as estruturas internas.

Em quase todos os modelos, o teclado é o componente mais acessível. Tendo os equipamentos mínimos para começar a troca, você vai conseguir substituir seu teclado de maneira simples e eficaz. Confira as dicas da ELG Screen para substituir o teclado com sucesso:

Material necessário: Chave Phillips, chave de fenda, fita dupla face automotiva (para teclados não originais ou compatíveis).

Apesar de ser perfeitamente possível remover as teclas para limpar a sujeira residual ou de algum alimento, isso seria trabalhoso demais. O melhor nesses casos é tirar o teclado e lavá-lo em água corrente, usando sabão neutro e uma escova pequena e deixando-o secar ao sol. A base do teclado é feita de alumínio, e as teclas de plástico, por isso a oxidação raramente é um problema.

1- Prepare o equipamento: Antes de tudo, comece a desmontar o notebook. Você precisa retirar a bateria e desligá-lo da tomada (caso esteja ligado).

2- Desparafusando o teclado. Na maioria dos notebooks, os teclados são parafusados, e esses parafusos são encontrados na parte inferior do notebook. Há alguns modelos em que a tampa é só encaixada. Certifique-se do procedimento correto de abertura e desmonte-o de forma correta.

3- Com cautela, utilize a chave de fenda para desencaixar o teclado.

Retirando o teclado

4- Depois de retirar o teclado, é preciso remover o seu cabo. Com cuidado, retire-o da placa.

Instalando o teclado novo

Com o teclado defeituoso removido, é hora de colocar o novo:

5- Para instalar o teclado novo, orientamos que você limpe toda a poeira e sujeira acumulada no local onde estava alojado o antigo teclado.

6- Com cuidado, encaixe novamente o cabo do novo teclado no conector da placa-mãe.

7- Com o teclado instalado, basta configurar o layout correto no painel de controle do Windows e pronto! Você já tem um teclado novo no seu notebook.

O modelo certo

Ainda que não exista um formato padrão universal para teclados em notebooks, o fato de a produção ser dominada por fabricantes diferentes faz com que seja acessível encontrar teclados de reposição, já que cada fabricante de notebook tende a usar alguns poucos modelos de teclados diferentes.

Dicas

Para não perder seu teclado, é preciso manter o notebook sempre limpo. Desta forma, evite usar produtos químicos de limpeza geral. Sprays de ar específicos para este tipo de limpeza, pincéis, cotonetes e panos finos são os mais indicados. Evite comer quando estiver usando o aparelho, pois as migalhas podem cair nas frestas das teclas e ajudar a danificá-lo.

O indicado quando um teclado de notebook apresenta defeito é troca-lo integralmente, para obter uma melhor garantia de funcionamento.

Se você já verificou todas as possibilidades citadas em cima e o problema não for resolvido, o ideal é procurar uma assistência técnica autorizada para uma avaliação mais detalhada. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *