Seu e-mail não recebe mensagens enviadas pelo site

Este posts é direcionado para quem está com problemas com o recebimento de e-mails enviados por sites, pode ser o próprio site ou site de terceiros. Entretanto, o e-mail deve estar funcionando corretamente, recebendo todo o resto, menos de e-mails enviados através de formulários de contato ou de um domínio em expecífico. No meu caso, eu tenho meu e-mail “herickcorrea@sabecomofazer.com.br” e nem eu nem o “roberto@sabecomofazer.com.br” estávamos recebendo e-mails do nosso próprio blog, a princípio achamos que era um problema na programação do PHP que envia o e-mail, mas descobrimos que era algo bem mais simples.

Você adicionou seu domínio no Google Apps, agora seus e-mails funcionam na plataforma do Gmail, mas com o seu domínio. Isso é ótimo, é um excelente serviço e raramente te traz algum problema, exceto se você for desenvolvedor de sites e/ou tiver pago para alguém ter criado seu site.

Para que seu e-mail funcione com seu domínio “@seudominio.com.br” na plataforma do GMAIL, você ou seu programador deve ter configurado o redirecionamento, ou como chamamos, o “MX” do seu servidor, em seu painel de controle. O “MX” é o que vai dizer para sua hospedagem de site que todos os e-mails enviados para “@seudominio.com.br” vai direto para sua conta no Google Apps. Entretanto, se a configuração não estiver correta, o seu e-mail pode funcionar, mas você pode deixar de receber alguns e-mails, principalmente testes que você faz com formulários de contato em sites, se você for um desenvolvedor de sites. Antes de achar que o problema está em seu PHP, tanto a função @mail ou seu phpmailer, experimente fazer as alterações sugeridas a baixo:

1 – Acessando o painel de controle e achando a área de MX.configuracao email gmail google mx servidor

2 – Verificando se as configurações “MX” estão corretas
configuracao email gmail google mx servidor

3 – Utilize a opção circulada em vermelho e salve a alteração.
configuracao email gmail google mx servidor

Após feito isso, tente enviar novamente um e-mail através do formulário de contato no qual você está desenvolvendo, direcionado para seu e-mail. Se o seu PHP estiver correto, você deverá passar a receber, pois agora sua hospedagem entende corretamente que você possui um sistema próprio de e-mails, e que não está mais utilizando o próprio servidor de hospedagem para isso.

Mas se ainda assim você não passar a recebê-los, então seu formulário de contato está com problemas, e para ajudar com isso, só em um próximo post hehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *