Como mudar a hospedagem do seu blog wordpress

Se você tem um blog usando WordPress hospedado em um servidor, provavelmente, com o passar do tempo vai necessitar de um servidor mais potente para a infraestrutura do seu WordPress. Se você conseguir somente aumentar seu plano de hospedagem sem reinstalar ou mudar de servidor é perfeito, porém nem sempre isso é possível e você precisa mudar toda a estrutura de banco de dados e arquivos para seu novo servidor.

Fizemos o teste e montamos um passo a passo de como você pode trocar de hospedagem e manter seu WordPress funcionando sem ter problemas.

1 – Faça backup de tudo antes de começar o processo. Mesmo que você siga nosso passo a passo é recomendável sempre fazer um backup. Para isso você pode usar um plugin do WordPress.

2 – Acesse o painel de controle da sua hospedagem antiga, em geral dominio.com.br/cpanel.

3 – Dentro do painel de controle, Acesse a área PHPMyadmin.

4 – Abra o banco de dados com as informações do seu WordPress e escolha a opção “exportar”.

PHPMyAdmin - Exportar

5 – Na tela de exportação, não mude as configurações padrões. Mantenha o tipo de arquivo como SQL e escolha para baixar sem compactação ou em gzip.

6 – Agora mantenha esse arquivo salvo no seu computador. Ele será usado para importar no novo servidor.

7 – Banco de dados salvo, hora de baixar os arquivos. Acesse via FTP os arquivos do seu WordPress e baixe todo o conteúdo das pastas (raiz, wp-admin, wp-content, wp-includes) para sua máquina. Esse processo pode demorar de acordo com a quantidade de arquivos hospedados.

8 – Após o download terminar, mude no registro do seu domínio o DNS. Isso permitirá que você deixe de ter acesso ao servidor antigo e passe a apontar sua URL para o novo servidor.

9 – Após a mudança do DNS, que pode demorar entre 30 minutos e 4 horas, acesse a URL do seu site e veja se está apontando para o novo servidor.

10 – Se seu servidor tiver a opção de instalação do WordPress automática execute a instalação. Se não, instale manualmente o WordPress no seu servidor, sem nenhuma diferença da instalação padrão.

11 – Após o WordPress instalado, acesse via FTP os arquivos e substitua a pasta “wp-content” pela pasta salva no seu computados (baixada do servidor antigo).

12 – Se você fez a atualização dos arquivos na pasta “wp-content” todos seus plugins e temas estão no WordPress. Acesse o WordPress e verifique se está abrindo. Não habilite nenhum plugin e nem troque o tema do WordPress, apenas veja se consegue fazer o login e acessar o painel do WordPress.

13 – Com os arquivos atualizados, acesse o cpanel do seu servidor e abra PHPMyadmin.

14 – No banco de dados limpe todas as tabelas. Para isso, selecione as tabelas e mande executar o comendo “LIMPAR“.

Limpar bando de dados

15 – Com o banco zerado você pode fazer a importação dos dados da tabela. Isso diminui as possibilidades de erro (experiência própria). Na opção de “importar” escolha o arquivo do SQL exportado do antigo servidor e faça a importação.

16 – Pronto. Seu WordPress está instalado com os posts, categorias, comentários e demais itens do antigo servidor.

17 – Abra novamente seu site. Teste login e habilite os plugins caso não estejam habilitados.

Observações:
Após a instalação não troque o arquivo wp-config.php. Ele está configurado de forma correta, o que determina posts, plugins, etc., está no banco de dados.

Caso de algum erro ao tentar acessar o site após a importação do SQL, desabilite todos os plugins diretamente no banco de dados. Para isso veja o post “Erro 404 ao publicar no WordPress“.

Se você fez e achou algum erro diferente, deixe seu comentário e ajude os próximos visitantes.

3 comentários em “Como mudar a hospedagem do seu blog wordpress

  • 28 de dezembro de 2011 em 11:05
    Permalink

    Solicitei ha algum tempo a importação do meu blog de um provedor de hospedagem para outro. No entanto, desde que fiz a importação, alguns itens do meu blog não funcionam como:

    -Atualizações: Todas as atualizações de versão do wordpress e plugins aparece com erros tipo: Fatal error: Class ‘WP_Filesystem_direct’ not found in /home/h9flavio/public_html/wp-admin/includes/file.php on line 827

    -Também encontro alguns erros em plugins que deixaram de funcionar e, mesmo instalando novamente, os mesmos nao funcionam.

    Vocês podem me ajudar? O que eu posso fazer para solucionar esses problemas?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *