Monografia TCC
Computadores, Programas, Tecnologia

Como formatar monografia (TCC) dentro das normas da ABNT

2 304

Quem já teve que fazer sabe o quanto é difícil e chato formatar um trabalho de monografia dentro das normas da ABNT. Mas para quem ainda está fazendo seu trabalho de conclusão de curso ou vai fazer em breve, existe um programa que pode facilitar a vida na hora de colocar tudo dentro dos conformes.

Como muita gente tem dúvidas em como formatar a monografia seguindo as normas da ABNT usando o Microsoft Word, trouxemos um novo programa para você usar. O nome do programa para formatar sua monografia é “Monografando” e pode ser baixado de graça clicando aqui.

O Monografando é um programa cujo objetivo central é facilitar a vida de quem está fazendo uma monografia ou um trabalho de conclusão de curso. Com ele, você pode concentrar os seus esforços apenas em redigir em vez de ter que se preocupar se a formatação está completamente dentro dos padrões da ABNT.[bb]

Basicamente, o programa divide o projeto e aplica as normas da ABNT em todas as páginas do seu trabalho. Um dos grandes destaques vai para a interface, que é bem intuitiva e organizada em abas para facilitar os preenchimentos.

Buscamos um tutorial do site Tecmundo para explicar como usar o programa e formatar seu TCC.

Aplicando as normas da ABNT
O programa dispensa instalação, basta executá-lo diretamente a partir do arquivo armazenado no computador. Logo ao abrir o aplicativo, ele exibe uma página para você preencher com os dados do seu trabalho. Insira as informações com cuidado nos campos, pois é a partir desse modelo que será gerada a folha de rosto do seu trabalho. Quando terminar, clique em “Criar monografia”.


Feito isso, veja que o aplicativo abre uma nova janela dividida em abas. Cada uma delas tem uma função específica no seu projeto. Em “Capítulos”, você vai desenvolver o texto propriamente dito. Na lateral esquerda, você encontra os setores do seu trabalho, sendo que o campo da direita é para você escrever o conteúdo correspondente a cada uma dessas partes.

Veja que, inicialmente, só aparecem duas divisões (na lateral esquerda) — uma para a introdução e outra para a conclusão. Para adicionar mais setores, clique em “Inserir capítulo”. Feito isso, preencha o título e clique em “Confirmar”. Veja que ele já aparece imediatamente listado na interface do programa.

Para alterar a ordem das partes do trabalho, basta selecionar o capítulo desejado e movê-lo por meio dos botões “Mover capítulo para cima”, “Mover capítulo para baixo”, “Mover capítulo para dentro” ou “Mover capítulo para fora”, conforme a sua necessidade de posicioná-lo. Com relação ao texto, você pode inserir citações, imagens e tabelas. Também há como negritar ou colocar o texto em itálico.

A segunda guia, “Resumo”, é a parte reservada para o resumo da monografia, como o próprio nome sugere. Há também um segundo campo, para você inseri-lo no idioma inglês, como é solicitado por algumas universidades. Vale lembrar que o aplicativo não traduz o texto, apenas disponibiliza o local para a inserção do trecho já pronto.[bb]

Ambos os campos possuem um limite de caracteres, afinal é apenas um resumo do conteúdo. Nessa mesma tela, também há os campos para você adicionar as palavras-chaves do projeto (nos dois idiomas). Na aba “Outros”, há espaço para a dedicatória, os agradecimentos e a epígrafe.

Já em “Referências”, você pode incluir as referências bibliográficas do trabalho. Para isso, clique em “Inserir Referência” e preencha todos os campos solicitados para a inclusão.

Uma vez concluído todo o trabalho, é hora de montá-lo para a entrega. Para isso, entre na aba “Arquivos” e clique no botão “Gerar”.

Feito isso, o trabalho é confeccionado na ordem correta e você pode escolher se deseja que ele seja criado em DOC ou PDF.

O Monografando é um ótimo aplicativo para você se concentrar no que realmente interessa em um trabalho: o conteúdo. Agora, você já sabe a quem recorrer na hora de deixar uma monografia ou TCC dentro das regras da ABNT.

Fonte das imagens e texto: Baixaki / Tecmundo

Dica da nossa leitora @amenali

About the author / 

Roberto

2 Comments

  1. Herick 20 de junho de 2012 at 13:05 -  Responder

    Irado esse post, nem sabia que tinha programa pra isso hahaha. mandou bem Roberto!

  2. Rhaira Soares 9 de abril de 2013 at 22:29 -  Responder

    Este programa é realmente incrível! SUPER RECOMENDO!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

10 + dez =