Como configurar SPF no cPanel

Recentemente tive dificuldades em configurar o sistema de disparo de e-mails (newsletter) de um cliente, pois eu precisava validar o domínio dele, permitindo que a ferramenta de disparo tivesse a permissão do servidor para fazê-lo. Para isso, configuramos o SPF, mas a dificuldade não estava em configurar, e sim onde achar o local para a tal configuração no cPanel.

Eu entrei em contato com o suporte técnico da ferramenta e eles me orientaram o local, e agora eu venho passar isso a vocês.

1 – Acesse o painel de controle – cPanel do seu site ou do site do seu cliente e ache a opção “Editor de Zona de DNS Simples“.

configurar spf cpanel dinamize editor zona dns simples

2 – Escolha o domínio do seu site, utilizado no e-mail.

configurar spf cpanel dinamize selecionar dominio

3 – Abrirá a tela onde você poderá configurar o CNAME. Você precisa adiciona 4 entradas, para que o seu SPF esteja configurado corretamente.

d-image
d-view
d-click
d-app

Observe a imagem abaixo, e os campos que você precisa preencher e como eles irão aparecer, para que você tenha certeza que estão configurados corretamente.

configurar spf cpanel dinamize cname

No nosso exemplo, nós configuramos o SPF para trabalhar com a ferramenta da Dinamize Mail2Easy. Então, as entradas de “registro” que usaremos, são dela. Para concluir a inclusão dos nomes de CNAME, basta fazer da seguinte maneira:

No campo “Nome” coloque: d-image (não se assuste se o cPANEL auto-completar o valor de “Nome” com o domínio do seu site)
No campo “CNAME” coloque: d-image.mail2easy.com.br

No campo “Nome” coloque: d-view
No campo “CNAME” coloque: d-view.mail2easy.com.br

No campo “Nome” coloque: d-click
No campo “CNAME” coloque: d-click.mail2easy.com.br

No campo “Nome” coloque: d-app
No campo “CNAME” coloque: d-click.mail2easy.com.br

Pronto, estas são as configurações necessárias para seu servidor autenticar sua ferramenta de disparos de e-mail. Cada ferramenta possui seu próprio nome de registro, mas o método de configuração é o mesmo.

2 comentários em “Como configurar SPF no cPanel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *