Como configurar o SPF para envio de e-mail marketing

O que é Sender Policy Framework (SPF)
O SPF é uma tecnologia para combater a falsificação de endereços de retorno de e-mails (return path). Ele atua também como um certificado de autorização de seu domínio, permitindo que outro servidor envie e-mails em seu nome. Essa configuração correta é um fator fundamental para a qualidade do envio de e-mail marketing[bb].

Como configurar o SPF
O SPF deve ser configurado no arquivo de configuração do DNS do seu domínio.
Deve ser incluído um texto com o número do IP ou nome do servidor de envio de e-mail na configuração atual do seu domínio.
Ex.: “include:spf.ferramentadeenvio.com.br”

Como funciona o SPF
No momento em que o e-mail marketing chega ao servidor do seu contato, ele identifica quem realizou o envio (Ferramentas de envio usada) e o nome do domínio (dominio.com.br). Com a configuração de SPF feita corretamente, o seu domínio (dominio.com.br) autoriza a ferramenta de e-mail marketing a realizar envios em seu nome. Em outras palavras, a configuração do SPF funciona como uma autorização para que outro servidor ou ferramenta de e-mail marketing envie, no nome da sua empresa, o e-mail marketing programado. Caso a configuração não seja realizada, o domínio pode negar o recebimento ou enviar o e-mail marketing para a caixa de lixo eletrônico.

Configurando SPF no domínio

Exemplo de configuração de SPF para clientes Locaweb
Seu SPF está da seguinte forma:
The TXT records found for your domain are: v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br ?all Seu SPF deverá ficar assim: The TXT records found for your domain are: v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br include:spf.smartcrm.com.br ~all

Para verificar se o SPF foi configurado:
Entre no site: http://www.kitterman.com/spf/validate.html

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