4 dicas para estudar para o TOEFL e IELTS

Para estudar no exterior é necessário ter certificado de proficiência na língua, especialmente se a pessoa fizer um intercâmbio universitário. Os testes mais comumente aceitos para a língua inglesa, especificamente, são o TOEFL e o IELTS, dependendo de qual universidade o aluno for.

Entretanto, essas provas não são tão fáceis quanto possa parecer. Os exames são divididos pelas áreas do conhecimento – speaking, writing, listening e reading -, e cada sessão possui um tempo limite para ser feita. Segundo Fernanda Frattarola, fundadora do site Passe no TOEFL, em que ela oferece aulas para quem quer passar nesses exames, o estudo adequado é a chave para obter uma boa nota nessas provas. “Se o candidato não souber as características da prova, ou não estudar todas as sessões de um modo satisfatório, dificilmente tirará uma boa nota. Ter o apoio de um professor especializado nessas provas também é mais uma garantia de aprovação”, afirma.

Fernanda, que dá aulas de inglês desde 2001, observa que é preciso ter muita atenção nos pequenos detalhes, pois eles fazem toda a diferença. “É sempre bom olhar exercícios oficiais para saber o que é cobrado na prova e como as seções são estruturadas”, pontua.

A profissional oferece algumas dicas para quem quer estudar da maneira correta para os exames do TOEFL e IELTS. Confira:

1. Dedique seu tempo ao estudo:

Pense no inglês como nas outras matérias que você tem na escola ou universidade, e dedique um tempo exclusivo para ele, todos os dias. Comece estudando por meia hora, e vá aumentando conforme você perceber sua necessidade;

2. Exercite seu conhecimento

Falar com seus amigos, ouvir músicas, ler livros, assistir filmes e séries (sem legendas e depois com legenda em inglês), ouvir áudio books e podcasts são atividades que ajudam o idioma a fluir melhor dentro da sua cabeça. Procure, em seu tempo livre, fazer uma ou mais dessas coisas, pois, além de ser divertido, é uma forma diferente de treinar seu idioma;

3. Siga os conselhos de seu professor (a)

É sempre importante questionar e tirar dúvidas sobre determinado conteúdo ou lição, e seguir as estratégias ensinadas pelo professor.

4. Faça exercícios e simulados

No curso preparatório, sempre é reforçada a necessidade de treinar os conhecimentos adquiridos por meio de exercícios e simulados oficiais, encontrados nos sites oficiais das provas. Quem não treina, não guarda o que foi aprendido, e isso prejudica seu resultado na prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *